top of page
Buscar
  • Foto do escritorengerconjr

Áreas de atuação do Engenheiro de Produção


O engenheiro de produção está hoje diretamente envolvido em problemas que perpassam todos os ambientes de uma empresa como automação de processos e desenvolvimento da tecnologia, questões ambientais, energéticas e administrativas. Abaixo selecionamos algumas das áreas de atuação do engenheiro de produção.


Gestão da produção: Essa gestão se envolve com as demais áreas da empresa e atua em tarefas complexas, desafiadoras e estimulantes, como o planejamento de uma nova fábrica, a definição e construção de novas linhas de produção; identificação da melhor localização de uma loja ou centro de distribuição, planejamento da quantidade de produtos que deverão ser produzidas, escolha de equipamentos e processos produtivos, identificação da melhor rota para entrega de produtos e matérias-primas. Considerando sempre restrições de custo, necessidades dos consumidores e impacto ambiental.


Pesquisa Operacional: é a aplicação de métodos analíticos avançados para dar suporte à tomada de decisões. Um exemplo de atuação é o dos profissionais que fazem simulação computacional de sistemas produtivos e ajudam diferentes empresas a criar modelos computacionais que imitam processos reais.


Engenharia do produto: Engenharia de produto é responsável por desenvolver o produto e mantê-lo operando. É um processo que parte da concepção do item até chegar ao lançamento e à retirada dele do mercado pelo cliente. Cabe a essa área atender às expectativas do consumidor; que sejam introduzidos no mercado no tempo adequado e de forma mais rápida que os concorrentes; e a um custo do desenvolvimento e da manufatura do produto compatível com o orçamento. As possibilidades são infinitas, já que o profissional poderá trabalhar diretamente em cada uma das etapas da produção (desde a idealização até o descarte dos produtos) ou estudar o mercado a fim de encontrar as melhores soluções para os consumidores.


Gestão econômica: permite ao engenheiro de produção atuar de maneira diferenciada na área de análise de investimentos; especialmente em se tratando dos investimentos produtivos. Ele domina as técnicas de matemática financeira e análise de investimentos e aplica-as a problemas como: identificação do melhor equipamento; análise da viabilidade financeira de uma nova linha, fábrica ou negócio da empresa, gestão dos custos industriais ou gestão de ativos financeiros.


Gestão da qualidade: Essa área permite que o engenheiro de produção desenvolva e utilize ferramentas, tanto qualitativas quanto quantitativas, com o propósito de controlar a qualidade de processos e produtos. Entre as tarefas do especialista, estão incluídas a realização do controle estatístico do processo e a aplicação de ferramentas e conceitos voltados para a confiabilidade. Isso porque é necessário garantir que o material cumpra o seu propósito e deixe o cliente satisfeito com a compra.


Gestão ambiental: Ao optar pelo caminho da sustentabilidade, o profissional deverá criar processos e produtos que atendam as normas ambientais, bem como garantir que as indústrias consigam as certificações em suas respectivas áreas para continuar operando. Embora esta área seja um campo de atuação de outros profissionais, como engenheiros ambientais, o engenheiro de produção possui o diferencial da visão sistêmica do processo produtivo; permitindo-lhes atuar de maneira diferenciada, principalmente nos problemas mais relacionados com diagnóstico e planejamento de intervenções ambientais sistêmicas.


Ergonomia e Segurança do trabalho: o engenheiro de produção dedica-se na implementação de uma rotina que garanta a maior produtividade sem perder a qualidade. Tudo isso seguindo um rigoroso método de segurança para que a saúde e a integridade física dos trabalhadores não sejam prejudicadas, tanto a curto quanto em longo prazo.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page